Localizada na zona oeste da cidade do Rio de Janeiro, mais especificamente no bairro Recreio dos Bandeirantes, a Prainha é uma das mais belas e espetaculares praias da cidade maravilhosa!
A prainha está dentro de uma área de proteção ambiental, o Parque Municipal da Prainha, e conta com uma belíssima mata atlântica preservada. A praia possui excelente infraestrutura para os banhistas e surfistas, contando com banheiro, quiosques e um ótimo restaurante de frutos do mar no canto direito.
Assim como a praia da Reserva, a Prainha possui o selo da bandeira azul, certificado internacional promovido pela ONG FEE (Foundation for Environmental Education) no qual desafia as autoridades e gestores locais a alcançarem elevados padrões de qualidade em quatro temas: qualidade da água, gestão ambiental, educação ambiental e segurança.
Durante a semana o lugar fica bem tranquilo, mas durante os finais de semana e na alta temporada, a praia fica lotada e as vagas costumam esgotar antes das 11hrs, então chegue cedo! Outro ponto que vale ser destacado é a falta de sinal de celular.
Como chegar na Prainha, Rio de Janeiro?
A melhor forma de se chegar é, sem dúvidas, em um veículo próprio ou alugado, uma vez que não existe transporte público para lá. Também é possível chegar com aplicativos de transporte, mas por conta da distância e da falta de sinal de celular, pode ser que o tempo até conseguir um motorista seja muito longo. O ideal seria combinar com o motorista um horário para te buscar na volta.
O que fazer na Prainha?
Além do banho de mar, surf e contemplação na natureza é possível fazer uma trilha de baixa intensidade até o mirante do Caeté, que se inicia na entrada do Parque Municipal da Prainha. Também é possível visitar a belíssima praia de Grumari e ir na piscina natural do Secreto.
A Prainha também é uma das opções da Rio Surf Experience, nossa experiência de surf onde te levamos para a praia com as melhores condições do dia para o seu nível!
Também passamos por lá em nosso Jeep Pedra do Telégrafo & Prainha e Jeep Tour Praias Selvagens!
História da Prainha, Rio de Janeiro:
Descoberta por surfistas na década de 70, foi primeiramente chamada de praia do Leprosário, para evitar que pessoas e outros surfistas visitassem o local. Nesta época o acesso à praia era feito somente por trilha em vegetação fechada.
Nos anos 90 o estado selvagem da praia estava ameaçado pela especulação imobiliária. Foi descoberto, por acaso, um projeto que iria construir um condomínio residencial no local. A descoberta foi feita por um surfista que iria vender a sua moto a um funcionário da empresa construtora e, ao chegar no escritório, viu uma maquete enorme do futuro condomínio de 8 prédios com 18 andares cada que seria construído no local.
Além da descaracterização na vegetação, o projeto ainda incluía a construção de dois quebra-mares que iriam extinguir as ondas na praia, fator chave para despertar o movimento de união e revolta dos surfistas que fizeram diversas manifestações pela cidade. A grande mídia também aderiu ao movimento e a repercussão na cidade foi enorme. Por fim, o local foi transformado numa APA e a prefeitura negociou com o antigo proprietário do terreno da prainha a troca por outros terrenos públicos.
Surf na Prainha, Rio de Janeiro:
A Prainha é famosa pela constância e qualidade de suas ondas e por receber bem as ondulações de todas as direções, mas principalmente de sul e sudoeste. Suporta ondulações de até 3 metros, mas nos dias pequenos oferece ótimas condições para iniciantes. O crowd fica bastante intenso nos finais de semana.
Se você está em busca de experiências únicas, fora do roteiros tradicionais e que te farão viver o Rio como um(a) verdadeiro(a) carioca confira o nosso site (www.onecariocaday.com) e nos acompanhe em nossas redes sociais!
Gabriel Lannes é o fundador e um dos guias e instrutores de surf da One Carioca Day. Sua paixão pelo surf, trilhas, natureza, viagens e, claro, a cidade do Rio de Janeiro, o motivou a largar uma carreia tradicional da engenharia ambiental para empreender com ecoturismo.
Conteúdo muito útil e interessante com detalhes históricos e informativos sobre as praias do Rio de Janeiro!!!